quinta-feira, 10 de abril de 2014

Quando a vida dura mais de cem anos


Três mil cubanos tem100 anos ou mais, orgulho de uma nação que tem no homem a sua prioridade ...

ALINA M. LOTTI  


"Ninguém é velho o suficiente 
para pensar 
que você não pode viver mais um ano. " 
(De Senectute Cicerón .. 44 C)

Ele veste uma túnica branca tecida por suas próprias mãos e os cabelos tão arrumados, cobertos com uma rede, como costumava fazer quando ia escola primária, onde muitos anos de ensino de primeiro grau.

Catalina Cruz Miranda Sixta cumprirá em 6 de abril, 102 anos, mas ainda mantém a imagem doce e agradável do professora do bairro que ensinou há muitos de minha geração a ler e escrever. Ele nasceu quase no  início do século passado em uma fazenda na cidade de Arroyos de Mantua, em Pinar del Río. Ela era a mais velha de treze filhos e, com exceção de dois, tem sobrevivido a todos.   

Ao contar esta história se entristece, mas se pergunta a que atribui o segredo de sua longevidade , ela ri e ri, olha em volta e diz: "Bem, ter muito bom caráter, manter a higiene, a alimentação, a diversão, participar em todas as atividades e acumular bastante paciência. "

O CHAMADO "velhos-velhos" um fenômeno mundial

Os dados estatísticos do último Censo da População e Habitação   ( Relatório Final de 2012. Resumo Advance) reafirmar que em Cuba o envelhecimento da população é um fato. Hoje, 18, ??3% dos cubanos têm 60 anos ou mais, o que se traduz em 2 milhões 41 mil 392 habitantes. E o número de pessoas com idades entre 100 e mais é 3865.

As causas são geralmente mencionados baixas taxas de fertilidade, mortalidade e, portanto, o aumento da expectativa de vida: 78, 97, 76 para homens e 80 em mulheres.

Estudos demográficos e pesquisa apontam para um aumento em tal situação, por isso, no nosso caso para o segmento 2030 da população 60 anos pode subir para mais de três milhões de pessoas.

Isso influencia o crescimento rápido das mais antigas, ou seja, o chamado "velho de idade" não fenômeno exclusivo de Cuba.     

A análise indica que o mais importante na "explosão" de fator centenários tem sido o declínio da mortalidade após 80 anos. Além disso, o estilo e modo de vida no processo de envelhecimento são elementos essenciais para alcançar a sobrevivência excepcional.

Atravessar a barreira dos cem anos, com qualidade de vida pressupõe conhecer certas regras, tais como o exercício físico, alimentação saudável e preservação da saúde mental, entre outros.

CENTENÁRIO EM CUBA: PRIDE COMPLETO

Cuba apresenta semelhantes aos de países desenvolvidos taxas demográficas, diz o Dr. Mercedes Quiroga Ramos, do Departamento de Idosos, Assistência Social e Saúde Mental do Ministério da Saúde Pública.

Este é o resultado de políticas sociais adequadas para a Revolução, tendo em conta também que os centenários sobreviver às doenças relacionadas com a idade, ea maioria deles desenvolver mecanismos que lhes permitam enfrentar muitas limitações e alcançar o limite extremo da vida humana.

O estudo realizado pelo Dr. Lilian Rodriguez, vice-diretor de ensino e pesquisa no Centro de Pesquisa Longevidade, Envelhecimento e Saúde, com o títuloCentenários em Cuba: segredos da longevidade , mostrou que eles são os filhos de pais e mães viviam, têm atrasado ou ter prejuízo cognitivo, não está deprimido e ficar relaxado com a satisfação de vida elevado.

Outras características importantes deste grupo de pessoas acham que eles têm hábitos tóxicos, sofrer algumas doenças crônicas e alguns estão com sobrepeso. Predominantemente mulheres e pele branca, acompanhado ao vivo, generalidade teve poucas relações de trabalho e consumir drogas.

Segundo o Dr. Rodriguez, embora a longevidade está relacionado em 35% à genética, o maior percentual de interação com o ambiente, tornando-se possível alcançar um envelhecimento activo, para garantir a vida útil, além de saúde , participação, segurança social e qualidade de vida.

Em geral, este é o centenário do fenótipo cubano, o padrão de envelhecimento bem-sucedido e bem-sucedidas estratégias de sobrevivência. Elas e eles descobriram os segredos da longevidade e oferecem a melhor perspectiva de desfrutar de uma vida longa. Ouvir suas histórias, anedotas e experiências percebidas otimismo e desejo de viver para além das limitações e doenças que poderiam sofrer.

Sixta Catalina Cruz Miranda foi apenas uma desculpa para se referir a pessoas centenárias em Cuba, que agregam valor e significado para a história. Eles resumem um século de existência, tempos, costumes, estilos de vida, sentimentos e idéias. Eles são de valor inestimável para este valor humano de uma nação que, como Cuba, orgulhoso de tê-los ao vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário