segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O ponto chave é a educação



Para refletirmos no Dia Internacional do Idosos, a boa dica, que nos repassou o companheiro Ernani Mundstock, é o filme documentário: "A educação proibida". Uma produção da Rede Educação Viva (Reevo)" Um filme sobre a educação focado no amor, no respeito, na liberdade e na aprendizagem.

Alguem pode então se perguntar: o que, 'nesta altura do campeonato' podemos ainda esperar da escola? Pois o ponto chave, de tudo,  é a educação. A escola já cumpriu mais de 200 anos de existência e ainda se mantém caracterizada por estruturas e práticas que hoje se consideram na maioria absoletas e anacrônicas.  

Os reflexos da sua falência estão exatamente na forma que não considera a natureza da aprendizagem ou a importância que tem o amor e os vínculos humanos para o desenvolvimento individual e coletivo. A partir desses reflexo,s ao longo do tempo, se formaram  práticas que relegaram a condição da velhice e se focalizam na ãnsia pela  juventude. Como se fossemos eternos.

Porque o sistema  valoriza os seres humanos enquanto fortes e jovens para produzir e consumir, porém a medida que o tempo avança somos tratados como peças descartáveis. E a reprodução de tais valores também impregnam as interelações sociais. Portanto o respeito e a valorização do indivíduo, em todas as etapas da vida, passa por uma mudança estrutural da educação. E isso está intrinsicamente relacionado com os passos necessários para se modificar tanto a forma distorcida de encarar o envelhecimento como para resgatar a igualdade de direitos como cidadãos.

Bom filme a todos e todas!!

Para acessar clique no link:http://www.educacionprohibida.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário