terça-feira, 1 de novembro de 2011

Fritid presente à audiência pública sobre proteção dos idosos

Fotos arquivo Ministério Público
No dia 31 de outubro, o Ministério Público realizou a audiência pública, denominada - “Fortalecer a rede de proteção da pessoa idosa" - com o objetivo de coletar sugestões para futuros projetos do Ministério Pùblico no fortalecimento da rede de proteção ao idoso.
Participaram da sessão, no auditório do Palácio do MP, representantes de conselhos de Idosos de diversos municípios gaúchos, prefeituras, associações civis - entre elas a Fritid -conselhos regionais, faculdades e proprietários ou gerentes de Insstituições de Longa Permanência para “Idosos.(ILPIs)

“Idosos em ILPI's: Garantia de Direitos em Foco!!”, é a denominação do projeto em andamento do MInistério Pùblico, que começou em 2010, dirigido pelo promotor de Justiça Adrio Rafael de Paula Gelatti,com instrumentalização e capacitação de promotores para ampliar e promover a fiscalização de ILPIs. No encontro o Promotor Adrio ressaltou a importância de ouvir as pessoas que trabalham com idosos para detectar a dimensão da situação e assim conseguir minimizar os transtornos. As sugestões serão filtradas e as que não se transformarem em projetos do Ministério Público serão encaminhadas aos órgãos que tem a atribuição de aplicar as mesmas.

Em destaque, as propostas que apontam a necessidade de que o SUS inclua a especialidade de geriatria,que as políticas públicas sejam disponibilizadas no meio rural; capacitação para os cuidadores de idosos; cadastro único das ILPIs; fiscalização efetiva nos locais que recebeim idosos e que o poder público intervenha junto aos bancs para impedir o individamento de idosos com empréstimos consignados.Sobre esse tema, o conselheiro da Fritid, Ernani Mundstock, alertou sobre cadastros de crédito que possibilitam a invasão da privacidade das pessoas da terceira idade, pois as empresas disponibilizam os dados aos bancos, que passam a abordar os idosos de forma permanente e insistente para que assumam emprésimos.

Como representante da Fritid, Jussara Ramos destacou a importância fundamental da educação para uma mudança na forma de relacionamento com os mais velhos. Na sua visão a inclusão do tema nas escolas possibilitará uma outra prendizagem sobre respeito e amor em relação àqueles que representam as origens de cada um.

Dirceu Messias, presidente da Federação parabenizou a colocação de Jussara e enfatizou que a situação das pessoas da terceira idade é cultural e passa por uma nova concepção de sociedade onde as pessoas ao pararem de trabalhar possam ser tratadas respeito e possam levar uma vida digna. Diante disso, ressaltouu a autonomia da Fritid em defesa dos direitos dos idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário