terça-feira, 12 de julho de 2011

Cedecondh da Câmara de Vereadores recebe a Fritid

Vereadores da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) da Câmara Municipal de Porto Alegre receberam,no dia 28 de junho, representantes da Federação Riograndense da Terceira Idadel. Na oportunidade o presidente da entidade, Dirceu Messias, relatou aos participantes como surgiu a ideia de fundar um grupo em defesa das pessoas da terceira idade: “Foi da discussão de amigos, já na terceira idade, preocupados com os conflitos sociais enfrentados diariamente”, disse ao informar que a Federação foi fundada oficialmente em 27 de novembro de 2008. Falou também que princípios como autonomia e inclusão são fortemente defendidos pelo grupo. “Não aceitamos pressões sobre nossas decisões”.

Messias relatou ainda que a Federação é composta, além das diretorias, por comissões que debatem temas de interesse dos participantes. “Hoje temos grupos que tratam da assistência social, esporte, lazer e turismo, defesa, promoção e bem estar da terceira idade, educação, ciência e tecnologia, saúde metal e física e apoio jurídico”. Em relação à violência ao idoso que, segundo Messias registra-se um número altíssimo, foi informado que o Ministério Público (MP) Estadual tem dado apoio á Federação. “O MP reconhece que o índice á muito alto e já começa a debater sobre este assunto”. No final, o presidente da entidade pediu apoio e mais atenção dos vereadores ao tema. “É uma luta diária e queremos contar com o apoio e reconhecimento desta Casa”.

Liete Pires, outra representante da Federação, informou aos vereadores que no dia 13 de agosto deste ano haverá um seminário promovido pela Federação com o objetivo de ampliar as discussões.


A reunião foi dirigida pela presidente da Cedecondh, vereadora Maria Celeste (PT), que sugeriu, através de debates conjuntos, a formulação de políticas públicas voltadas aos idosos. “Podemos agir conjuntamente e pensar numa proposta para apresentar ao Executivo como início de um projeto”, disse. Já Nelcir Tessaro (PTB) informou que na Câmara existe um trabalho voltado à inclusão digital. “Tem turmas que se reúnem diariamente aqui, e vocês podem participar”, convidou.

Mario Fraga (PDT) comentou sobre projeto do vereador Haroldo de Souza (PMDM) que pretende criar uma secretaria específica para o idoso em Porto Alegre. “A Federação pode sugerir um projeto como Plano de Governo nas próximas eleições”. Os vereadores Sebastião Melo (PMDB), Luciano Marcantônio (PDT) e Toni Proença (PPS) também participaram da reunião.
Regina Andrade (reg. prof. 8423)
Fotos: Lívia Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário