segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Espaço nas universidades para a terceira idade

Quase todas as instituições de ensino superior já oferecem alguma programação específica para a terceira idade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nesta faixa etária.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) há 20 anos funciona a Universidade para a Terceira Idade (Unitt), no Instituto de Psicologia. As atividades, similares a cursos, são divididas em subprojetos em cada área, como cinema, informática, literatura, saúde e bem-estar meio ambiente. As atividades são realizadas em encontros semanais relacionados às áreas. O objetivo, segundo o coordenador da Uniti, Odair Perugini de Castro, é promover uma mudança social, em que o idoso deixe de ser apenas um integrante da população, mas que possa ter espaço para opinar e expressar sua vontate.
Na Pontifícia Universidade Católica (PUC) o Projeto Geron, desde 1998, oferece sessões de cinema comentada, coral, debates sobre literatura e ainda espaços para exercícios físicos. São ações desenvolvidas em parceria com as unidades acadêmicas visando melhorar a qualidade de vida desse segmento.
Também instituições gaúchas como Ulbra, Unisinos, UFSM e UCS, entre outras, possuem programs específicos para a terceira idade.
Para se informar acesse no aqui no Blog, na coluna ao lado, os sites das intituições

Nenhum comentário:

Postar um comentário