quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sucesso total na I Mostra "Terceira Idade Não é Ficção"

As salas do Cine Bancários estiveram cheias durante os cinco dias da Mostra Terceira Idade Não é Ficção. Segundo Fernando, um dos organizadores da programação de filmes do CineBancários, outras mostras têm tido pico de audiência no dia do filme com debate e depois decresce um pouco. Dessa vez, a mostra manteve alta frequência durante os cinco dias.
A seleção de filmes foi excelente e o ideal seria assistir todos, mas não deu.
Assisti "Conversando com Mamãe", filme argentino de 2003. Ótimo, na minha opinião.
O filme têm estilo despretensioso, sem grandes recursos fotográficos ou tecnológicos, mas com pitadas de bom humor e diálogos inteligentes, interpretados por dois excelente atores, vai mostrando a realidade da sociedade e situação da população mais velha na argentina dessa época. O desemprego atinge o protagonista; desesperado com sua situação e pressionado pela mulher cogita a venda do apartamento onde vive a mãe dele. A mãe recusa-se a sair do local e o empresário determinado a atingir seu objetivo começa visitá-la com frequencia, o que há muito tempo não fazia. O diálogo faz os dois redescobrirem a alegria de estar juntos e a importância de cada um na vida do outro.
De forma sutil, o filme aborda as causas externas "na vida desse mundo globalizado" como diz a mãe, que podem provocar o distanciamento entre pessoas de gerações e condições sociais diferentes, até mesmo na família. Ao finalizar, a revelação de como as relações humanas e a troca entre gerações diferentes são relevante para a contrução de uma vida mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário