domingo, 19 de setembro de 2010

Terceira Idade não é ficção

MOSTRA DE CINEMA
TERCEIRA IDADE NÃO É FICÇÃO Adicionar imagem


Promoção: Fritid e Sindicato dos Bancários

De 28 de setembro a 2 de outubro de 2010
Entrada Franca
Sessões às 15h, 17h e 19h
Os velhos são a sabedoria viva em todas as sociedades ditas primitivas. Nelas, sempre há o Conselho de Anciãos. Nas atuais, em especial naquelas surgidas da expansão europeia do século XV em diante, há disso resquícios formais, como o Senado. Na prática, a velocidade das transformações que a tecnologia proporcionou aos humanos deslocou o velho do lugar respeitável outrora ocupado, ao mesmo tempo que em quase todo o planeta cresce a longevidade e o percentual de velhos. Hoje, o velho deseja muito mais do que se aposentar, vestir um pijama e jogar dominó.

Visando dar nossa contribuição ao conjunto social, a Fritid, em parceria com o Sindicato dos Bancários de POA, organizou a mostra de filmes Terceira Idade Não é Ficção, a ser apresentada pelo CineBancários entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro.
A programação inclui o francês Uma Amizade Sem Fronteiras, no qual um velho comerciante muçulmano e um adolescente judeu nos convidam a pensar sobre o conflito entre os primos semitas.
O estadunidense Colcha de Retalhos apresenta uma visão do universo feminino, pela narrativa de cada personagem sobre sua própria vida, entrelaçando gerações.
O argentino Conversando com Mamãe sugere uma reflexão sobre temas como a moradia (ou falta de), a relação entre o filho e a mãe, a nora com a sogra, o filho com o namorado da mãe, e tem como atração maior a atuação da grande atriz China Zorrilla.
O brasileiro O Outro Lado da Rua mostra a falta de sentido da vida de uma mulher separada, ocupada num programa de denúncia anônima criado pela polícia. Aqui também aparece o tema da falta de moradia (o ex-marido dela reside com o filho) influindo na relação entre mãe e filho.
O também brasileiro Chega de Saudade apresenta uma galeria de personagens comuns, que se encontram nos tradicionais bailes de terceira idade, nos quais buscam uma válvula de escape para suas vidas solitárias.


PROGRAMAÇÃO

28 de setembro a 2 de outubro de 2010

Entrada Franca

Sessões às 15h, 17h e 19h

28 de setembro (terça-feira)
15h– O Outro Lado da Rua
17h – Colcha de Retalhos
19h – Conversando com Mamãe

29 de setembro (quarta-feira)
15h – Chega de Saudade
17h – Uma Amizade Sem Fronteiras
19h – O Outro Lado da Rua

30 de setembro (quinta-feira)
15h – Colcha de Retalhos
17h – O Outro Lado da Rua
19h – Chega de Saudade

1º de outubro (sexta-feira)
15h – Uma Amizade Sem Fronteiras
17h – Chega de Saudade
19h – Colcha de Retalhos

2 de outubro (sábado)
15h – Chega de Saudade
17h – Uma Amizade Sem Fronteiras
19h – Conversando com Mamãe

Resumo dos filmes

Uma Amizade Sem Fronteiras (Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran), de François Dupeyron(França, 2003, 95 minutos)
O muçulmano Ibrahim Deneji (Omar Sharif) é o dono de uma mercearia em Paris, que fica amigo de Momo (Pierre Boulanger), um pobre garoto judeu de 13 anos. Após ser abandonado pelo pai, Ibrahim decide adotar Momo. Com o tempo os dois se tornam cada vez mais amigos, com o garoto aprendendo os ensinamentos do Corão.

Conversando com Mamãe, de Santiago Carlos Oves (Argentina, 2004, 86 minutos)
Mamá (China Zorrilla) e seu filho Jaime (Eduardo Blanco) vivem em mundos opostos. Ele tem família, filhos e uma vida confortável. Ela, esclerosada, vive uma vida simples, sozinha. Quando Jaime é despedido da empresa em que trabalha, se vê em meio a dívidas e precisa de dinheiro: a única saída é vender o apartamento da mãe. Mas a grande surpresa é que ela tem um noivo 13 anos mais novo que ela, com quem pretende se casar e continuar morando neste apartamento.

Colcha de Retalhos (How to Make an American Quilt), de Jocelyn Moorhouse (Estados Unidos, 1995, 116 minutos)
Enquanto elabora sua tese e se prepara para se casar, Finn Dodd (Wynona Ryder), uma jovem mulher, vai morar na casa da sua avó (Ellen Burstyn). Lá estão várias amigas da família, que preparam uma elaborada colcha de retalhos como presente de casamento. Enquanto o trabalho é feito ela ouve o relato de paixões e envolvimentos, nem sempre moralmente aprováveis, mas repletos de sentimentos, que estas mulheres tiveram. Neste meio tempo ela se sente atraída por um desconhecido, criando dúvidas no seu coração que precisam ser esclarecidas.

Chega de Saudade, de Lais Bodansky (Brasil, 2007, 92 minutos)
Uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último frequentador desce a escada. Uma melancólica visão da solidão na terceira idade, inspirada no clássico O Baile, de Ettore Scola.

Trailer do filme Chega de saudade





O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein (Brasil, 2004, 97 minutos)
Para se refugiar da solidão, Regina (Fernanda Montenegro), uma aposentada de 65 anos, procura pequenos delitos para denunciar à polícia. Uma noite, ao vigiar o prédio do outro lado da rua, ela acredita ter presenciado um assassinato. Quando a polícia declara ter ocorrido uma morte natural no local, Regina resolve investigar o caso por conta própria e acaba se envolvendo com o suposto assassino, Camargo (Raul Cortez). Os dois personagens iniciam então uma relação tardia e cheia de contradições, em que ambos irão reavaliar suas vidas de um modo que nunca poderiam imaginar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário